O que não pode faltar no seu ateliê de artesanato

Como ter um ateliê completo? O que é preciso para fazer artesanato?

A ideia de criar artesanato não é nova para a maioria das pessoas, mas quem trabalha nessa área sabe que o lugar da criação precisa de ordem e ajustes para funcionar perfeitamente.

É importante ter um espaço livre de distrações, mas repleto de inspirações.

Cerque-se de boas imagens e garanta que todos os materiais necessários estejam à mão. Afinal, você não quer perder tempo procurando algo em seu estoque quando deveria estar trabalhando em seu projeto, não é mesmo?

Continue lendo este artigo e saiba o que você precisa em seu ateliê para valorizar ainda mais seu produto!

Materiais para produção

Variedade de papéis

Nunca é demais! O papel é um dos materiais básicos em qualquer produção. Você pode investir em papéis diferenciados, de papelão até laminado, mas é preciso saber cortá-los para obter os melhores resultados.

Se você está procurando um papel que seja bom para trabalhar em seu estúdio de artesanato, você está com sorte! Há muitas opções por aí!

Tesouras

O tipo de tesoura depende do material que você vai cortar. Por exemplo, se você for cortar tecido, procure uma tesoura especial para tecido com lâminas afiadas e cabos confortáveis.

Se o seu projeto envolver papel, invista em um estilete pequeno e afiado com uma lâmina que possa ser substituída quando ficar cega (a lâmina também deve ter bordas arredondadas para não cortar os dedos).

Você vai querer um bom par de tesouras de uso geral por precaução, mas não as use para tudo, porque elas não durarão tanto quanto outros tipos de tesouras.

Caderninho de anotações

Caderninhos são essenciais para qualquer artesão, seja você ceramista ou tricotador. Eles são perfeitos para anotar ideias e esboços que podem ser usados mais tarde.

Sketchbooks também lhe dão a oportunidade de ver seu progresso ao longo do tempo, olhando para o que você estava fazendo em um determinado dia ou semana.

Garanta a organização

Invista em caixas separadoras, prateleiras e ganchos para otimizar seu lugar de trabalho. Potes transparentes com etiquetas também funcionam muito bem.

Espaço para criar

Comprar uma mesa de trabalho grande com muitas gavetas e prateleiras geralmente é o melhor caminho. A razão é porque uma mesa dessas evita que você tenha que mover coisas toda hora e pode ser usada como uma superfície extra quando necessário.

Aliás, espaço extra no balcão ou prateleiras para armazenar suprimentos é sempre bom. O objetivo final do seu ateliê é ser um lugar onde você possa criar e trabalhar em projetos à vontade.

Para isso, é importante que você consiga ver facilmente todos os seus materiais. Dessa forma, você sabe exatamente onde está tudo e evita perder tempo procurando algo que não seja facilmente acessível.

Um bom sistema de armazenamento permitirá que você organize seus suprimentos de forma que seja fácil para você encontrar o que precisa. Escolha uma forma de armazenar e organizar seus materiais que se adapte ao seu estilo de artesanato e trabalho. Assim, sua rotina de produção ficará mais fácil.

Finalmente, qualquer tipo de sistema de armazenamento que você escolher deve permitir que tudo funcione de maneira fluida, facilitando a produção das peças e proporcionando menos problemas durante o processo de criação.

Iluminação adequada

Uma boa iluminação é a chave para a qualidade de um estúdio de artesanato. A luz natural é a melhor opção, mas se você trabalhar em ambientes fechados, evite lâmpadas fluorescentes.

É importante que você possa ver as cores com precisão e fazer ajustes finos para que seu trabalho fique exatamente como você deseja.

A cadeira certa!

Se você trabalha muito tempo sentado é importante ter uma boa cadeira para evitar problemas de saúde no futuro.

O ideal é que sua cadeira seja confortável e apoie suas costas e braços, o que significa que você deve ser capaz de ajustá-la para que ela se encaixe perfeitamente em você. Um apoio para os pés também ajuda a manter sua postura adequada para longas horas de trabalho.

Ferramentas certas para seu artesanato decolar

Todas as ferramentas podem ser simples de usar, basta tempo e dedicação para aprender.

Geralmente, artesãos que desejam otimizar as entregas e o ambiente de trabalho, buscam por equipamentos mais versáteis, seguros e eficientes.

Se forem silenciosos, melhor ainda!

Portanto, destacamos aqui a plotter de recorte pois permite a fabricação de itens extraordinários de artesanato e decoração.

Muito frequente em estúdios e ateliês do mundo todo, essa ferramenta é uma máquina de corte controlada por computador, usada para cortar vinil, papel, PVC e outros materiais em várias formas.

Por que a I-Craft é a melhor plotter de recorte?

A I-Craft é a plotter de recorte de mesa compacta e robusta que tem ganhado o mercado brasileiro. Isso porque possui velocidade de 30cm por segundo com força de até 350g, além de ser super silenciosa.

A I-Craft ainda faz gravação em metal e corta diversos materiais flexíveis com até 2mm, entre eles: papel color plus, papel glitter, papel fotográfico, adesivo, acetato, papel lamicote, papel craft, papel triplex, EVA, EVA glitter, madeira balsa AAA e muitos outros.

Os benefícios da I-Craft para sua produção também incluem um curso gratuito para você aprender a usar corretamente seu equipamento e ampliar a imaginação com mais de 60 aulas.

Garanta precisão no corte e otimize sua produção!

Descubra mais vantagens da I-Craft entrando em contato com nossos consultores! Clique aqui e solicite seu atendimento.

NOS ACOMPANHE NO YOUTUBE